22 de abril de 2008

Columbofilia, Columbofobia, Columbomagia - do amor, ao medo, à mistificação

Muita gente está familiarizada com os "Five Stages of Grief". Introduzo, em mais uma noite sem sono, uma classificação revolucionária que resume as fases de sofrimento antes da morte, antes de qualquer contacto real e justificadamente classificado como uma situação de fase terminal.

A fase da Columbofilia refere-se ao estado em que as mentes ingénuas, medíocres, entram em contacto com algo que lhes parece fascinante mas que não conhecem de todo (o amor, os pombos).

A segunda, a da Columbofobia, remete para o assustador momento em que se descobrem os defeitos da coisa outrora fascinante (o amor, os pombos). O afastamento é eminente e ocorre a passos lentos, de costas, até as palmas das mãos encontrarem uma parede branca onde pousam. Depressa se elevam à boca aberta de medo.

A terceira e última fase ocorre quando, do medo, surge a derrota e se vive na ridícula e infundada esperança de voltar a sentir amor, sob a forma de um príncipe encantado, ou de voltar a gostar de pombos, durante um espectáculo de ilusionismo.

Sem comentários: